segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010

Unati abre prazo de inscrição a partir de 22 deste mês

No ano em que completa quatro décadas de fundação, a Universidade Estadual de Maringá abre suas portas para a população idosa. A idade é o passaporte para participar dos cursos e oficinas que serão oferecidos pela Unati, a Universidade Aberta à Terceira Idade.

Aprovada pelo Conselho Universitário no final do ano passado, a Unati já está definindo seu cronograma, iniciando suas atividades com a oferta de 250 vagas e diversos cursos nas áreas de educação para a saúde, arte e cultura, conhecimentos sobre terceira idade, línguas estrangeiras, informática, oficinas de teatro, além de atividades físicas como dança e hidroginástica, entre outros.

Todos os cursos serão oferecidos gratuitamente, sem taxa de matrícula e mensalidade. Qualquer pessoa pode se inscrever, sem exigência de grau de escolaridade. O único requisito é ter mais de 55 anos de idade. As inscrições serão abertas no dia 22 e seguem até 27 deste mês. O critério de seleção é a ordem de inscrição.

Sob a égide do “nunca é tarde para aprender”, a Unati proporciona a oportunidade de redescobrir formas de viver. Seja aprendendo como se manda e-mail ou navega pelo mundo da web, seja ensaiando passos de dança ou ainda debatendo filosofia e política, estudando religiões e mitos, entre tantas outras novas possibilidades.
”É a Universidade pública mais uma vez cumprindo seu papel”, enfatiza o reitor Décio Sperandio, destacando que a Unati não se propõe a ser uma mera ocupação do tempo ocioso de velhinhos e sim garantir qualidade de vida às pessoas que atingem a Terceira Idade.

Preocupado em oferecer o que a UEM tem de melhor a esse público, o coordenador da Unati, professor Cláudio Stieltjes, explica que os cursos serão acompanhados por docentes e técnicos qualificados. “Contamos com o corpo docente e técnico da UEM, representantes das diferentes departamentos e setores”, diz.

Sobre a formatação do programa de cursos, Stieltjes explica que a Unati orienta-se pelos princípios da educação não-formal, oferecendo ao aluno ampla liberdade de escolha das atividades e cursos de sua preferência. “Nosso objetivo é oferecer à população da terceira idade um leque de oportunidades para o desenvolvimento de competências que gostariam de ter realizado no curso de sua vida, mas que por diferentes razões não foi possível”.

Sob grande expectativa, o projeto Unati inicia-se bem estruturado, com apoio de toda a UEM e com forte potencial de crescimento. Os coordenadores não descartam a possibilidade de aumentarem a oferta de vagas e cursos a partir da experiência prática. “Queremos que a Unati tenha vida longa”, diz Regina Taam, uma das idealizadoras do projeto.

Serviço:

Unati

Inscrição: 22 a 27 de fevereiro

Local: Bloco H-35, sala 7.

Fone: 44 3011-8995

Horário de inscrição: das 9 às 11h30 e das 14 às 16h30, exceto no sábado cujo horário vai das 9 às 11h30.

Documentos necessários: cópia do documento de identidade e 2 fotos 3x4.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pesquisa Google

Pesquisa personalizada

Pesquisar este blog