terça-feira, 19 de janeiro de 2010

Pedestres devem redobrar atenção ao atravessar avenidas binárias

A Secretaria dos Transportes pede atenção redobrada aos pedestres ao atravessarem as avenidas Herval e Duque de Caxias, que desde domingo têm sentido único. Acostumados a olhar para os dois lados para cruzar essas vias, os pedestres agora devem observar o tráfego de veículos em somente um sentido.
Para chamar a atenção dos pedestres sobre os novos sentidos, a Setran instalou banners e faixas ao nível do solo nos canteiros centrais alertando sobre as mudanças, fitas isolando a passagem pelos canteiros centrais, pintura de solo indicando o sentido de fluxo de veículos e agentes de trânsito distribuindo panfletos e orientando os novos sentidos.
O secretário dos Transportes, Walter Guerlles, explica que todas essas medidas são para a segurança dos pedestres. “O sistema Binário trará mudanças nas rotina das pessoas, por isso utilizamos todos os meios para alertar e orientar sobre os novos sentidos. Uma de nossas grandes preocupações é com a segurança dos pedestres que estão habituados a olhar os dois lados da via para atravessá-la. Agora será necessário observar atentamente somente uma lado. As faixas, a pintura no chão e os agentes orientam os novos sentidos, já a fita zebrada força o pedestre a atravessar pela faixa e receber as orientações corretamente. Neste primeiro momento vamos manter esses mecanismos até que todos estejam adaptados”, diz Guerlles.
Nesta etapa as avenidas Herval e Duque de Caxias foram modificadas, com a Herval fazendo sentido Colombo – Catedral, e a Duque de Caxias Catedral – Colombo. No dia 31 de janeiro as mudanças serão nas avenidas São Paulo, que terá sentido Tiradentes – Colombo, e Paraná que fará o sentido inverso.
Com a implantação dos Binários o trânsito ganha mais fluidez, com quatro pistas fazendo o mesmo sentido, sincronização dos semáforos e possibilidade de conversão à esquerda e direita. “Os motoristas devem estar atentos para fazer as conversões, utilizando as agulhas para transpor as vias. As mudanças trarão grandes melhorias no trânsito. Com a sincronização dos semáforos, o motorista que trafegar em velocidade média de 50 km/h aproveitará a onda verde. Por isso não precisa ter pressa e pedimos aos motoristas que andem devagar e com atenção”, finaliza o secretário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pesquisa Google

Pesquisa personalizada

Pesquisar este blog