terça-feira, 2 de março de 2010

Secretaria de Saúde alerta para sintomas da dengue

A Secretaria de Saúde está alertando a população para a importância de buscar ajuda profissional em caso do aparecimento dos sintomas da dengue, que são febre, dor de cabeça, dor no corpo, dor nas articulações e dor atrás dos olhos. “O diagnóstico precoce é importante no resultado positivo do tratamento”, lembra o secretário Antônio Carlos Nardi.

Nas últimas semanas a Secretaria de Saúde atualizou os profissionais de toda a rede pública, clínicas e hospitais privados no atendimento a pacientes com suspeita de dengue. A capacitação permite um monitoramento mais rápido das pessoas com sintomas e o encaminhamento dos exames para confirmar os casos suspeitos com mais agilidade.

A Secretaria de Saúde recebeu a confirmação de 154 casos de dengue em Maringá - 11 deles importados – do total de 969 casos notificados. A evolução dos casos confirmados está menor em relação a outras semanas, mas é preciso estar alerta diante da situação no município, avalia o secretário.

Nardi lembra que as condições de clima continuam favoráveis à proliferação do mosquito. “A Secretaria de Saúde e o Comitê Municipal de Combate à Dengue adotaram ações de combate ao mosquito e aos focos, e contamos com a ajuda da população para acabarmos com a água parada, única condição de eliminar a dengue”, reforça.

Os principais criadouros identificados no último levantamento de índice, fechado no início de janeiro, estão dentro de domicílios e em quintais, nos resíduos e entulho, pratos de vasos, tinas e reservatórios de água e em pneus e garrafas. Nardi pede à população também que abram janelas, cortinas e portas quando o fumacê passar, e alerta que a pulverização mata apenas o mosquito alado, e se a água parada não for eliminada em poucos dias a população de mosquitos será elevada novamente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pesquisa Google

Pesquisa personalizada

Pesquisar este blog