terça-feira, 13 de abril de 2010

Fazendinha está entre as principais atrações da 38ª Expoingá

A fazendinha modelo da Emater está entre as principais atrações da 38ª Expoingá. É uma unidade didática onde os visitantes conhecem de perto técnicas de produção de alimentos de forma sustentável e diversificada. São 5 mil metros quadrados de área, destacando a importância da cadeia produtiva da região, representada pelo café, leite, madeira, sericicultura, fruticultura, oleicultura entre outras. A produção de alimentos orgânicos, com 39 áreas certificadas e 40 agricultores da Feira do Produtor, também ganha espaço na edição deste ano.

E o projeto segue no contexto do tema da Expoingá 2010, que é o “Agronegócio: Proporcionando Qualidade de Vida”. “Essas cadeias produtivas da Fazendinha serão apresentadas ao público como essenciais para fortalecer a economia local, preservação ambiental e para a inclusão social”, diz o assessor de Negócios da Emater-Estadual, Carlos Eduardo Vercesi.

O engenheiro agrônomo, Paulo Milagres, garante que a fazendinha mostra possibilidades técnicas que podem ser desenvolvidas em uma propriedade rural. Durante a Expoingá, cerca de 80 técnicos especializados da Emater farão esclarecimentos e demonstrações, especialmente para os produtores rurais, sobre técnicas de cultivo que podem melhorar e aumentar a produção.

Outra novidade é a paisagem reformulada. Segundo Milagres, as hortas, parreirais, reprodução de moradias e costumes do homem do campo atraem também o público urbano. “Muitos gostam de vir e fotografar porque é um ambiente que reproduz a paisagem rural. As pessoas que já moraram no campo encontram aqui um local que traz boas recordações.”

Maquete

Este ano a maquete ambiental, que compõe a Fazendinha, trabalha com o tema “A Natureza não é Coitadinha”. Como nas edições anteriores, a maquete é construída nos espaços de uma trilha, por onde caminham os visitantes e visualizam os cenários que levam à reflexão do tema.

Feira de Sabores

Durante a Expoingá, as pessoas que visitarem a fazendinha-modelo da Emater também poderão prestigiar a Feira de Sabores do Paraná. Serão 50 quiosques onde serão comercializados produtos orgânicos como doces, geléias, queijos, além de artesanato rural feito em palha de milho, couro e lã de carneiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pesquisa Google

Pesquisa personalizada

Pesquisar este blog